Concerto da Orquestra Criativa













            De uma forma singular esta orquestra reúne alunos de várias escolas do ensino básico do conselho da Feira, dois lares de idosos e a Cercifeira. Conta ainda com a colaboração de vários elementos que, mesmo não pertencendo a nenhuma das instituições anteriores, participa por amor ao projeto. Este concerto teve lugar no parque do Buçaquinho em Cortegaça (Ovar) integrado no evento "Gigantes invisíveis". 

            Teve inicio às 17:15h com uma parada. Os idosos, devido à dificuldade de movimento ficaram sentados no palco à espera que o resto da orquestra chegasse. Esta parada, com a duração de 10 minutos, contava com variados instrumentos: Tubophones portáteis, vários tubos afinados em Dó e em Sol que podiam ser tocados de várias formas, uma cantora, uma flauta feita de PVC, uma tarola, dois saxofones, um clarinete e uma trompete. 

            Enquanto espetáculo propriamente dito, foi composto por 5 músicas onde a maioria dos instrumentos eram feitos de plástico reciclado. Todas as músicas apresentadas foram compostas conforme os gostos e os interesses dos elementos da orquestra. Uma das canções, intitulada de "Canção da Terra", reporta a história da criação dos instrumentos reciclados (para esta orquestra) apelando ao público a importância do aproveitamento do plástico. 


      Durante todo este percurso foi a primeira vez que integrei a Orquestra Criativa. Levei o NanoKontrol para manipular sons eletrónicos e um Hapi Drum. O seguinte vídeo apresenta a música "Passarinhos":




Comentários