Workshop Orquestra Criativa












            Hoje foi ao campo de férias da Orquestra Criativa. O Zar dispôs de meia hora do ensaio para "improvisarmos" (coisa que eles não estão acostumados). Aproveitei este dia para experimentar/observar algumas coisas que quero por em prática com a Orquestrinha da Cerci. Aqui tive uma pequena ideia do que poderia resultar, apesar de haver um leque muito maior de idades: desde a escola primária ao lar de idosos. É como o Zar diz "Com crianças é sempre mais difícil por as ideias em prática. Se aqui resultar, na Cerci resulta de certeza." Levei 2 Hapi Drum, 2 Hapi Bell, taças de metal, Makey Makey para ser tocado com os pés (onde coloquei sons da natureza), Pad Kontrol e Nanopad. Disponhamos ainda de todos os instrumentos que são utilizados pela orquestra como harpas eletrônicas, xilofones, xilofones de tubos, bombos, etc.

            O Zar apresentou-me a todos e pediu para que eu explicasse como eram feitos e como se tocava cada um dos instrumentos. Não foi planeada nenhuma ordem de performance simplesmente deixávamos fluir o momento. Posteriormente, tanto eu como o Zar orientávamos como achávamos mais interessante esta performance musical. Senti alguma dificuldade em conectar-me com as ideias do dele: é complicado quando duas pessoas estão no comando, mas sentem as coisas de forma diferente pois acabam por se anularem nas indicações. De qualquer das formas deixei-me levar pelos largos anos de experiência do Zar e desfrutar de tudo o que ele me pode ensinar.


    Este vídeo mostra uma das duas performances feitas na escola EB 2 3 de Sanguedo, no dia 13/04.


           Fiquei a liderar o grupo dos Hapis: pedi para que apenas tocassem uma nota, depois duas, da direita para a esquerda, mais rápido ...  Explorei uma linguagem simples e mais visual para que todos entendessem. A comunicação não foi complicada, mas sei seria mais eficaz basear-me mais em gestos e expressões faciais para que a minha forma de estar não interfira com a performance. 

           Senti que as crianças tinham uma enorme curiosidade pelos instrumentos eletrônicos, tanto é que ficaram para experimenta-los na hora destinada para o almoço. 

Comentários